Cássia Fillus's profile

Woonerf_Alameda Dom Pedro II

WOONERF                                                                                 ALAMEDA DOM PEDRO II
_______________________________________________________________________

O bairro Batel foi comtemplado com este nome devido ao grande envolvimento com as atividades econômicas durante o início do século XX quando se consolidou junto aos ciclos econômicos do paraná. Assim, a formação por uma população de grande poder aquisitivo, além da proximidade com o centro de Curitiba, tornaram o bairro conhecido, com uma grande presença de estabelecimentos de diferentes segmentos. A escolha do local para receber a intervenção deve-se ao grande fluxo de pessoas e o entorno comercial, e que apesar disto, o fluxo de veículos é baixo e a velocidade destes é reduzida, além de que há nesta rua edifícios importantes, na linha comercial, educacional, eventos e arte. Assim, trazemos como intuito a interação entre os usuários da proposta projetual. O aspecto histórico do bairro é então interpretado para definição do conceito, onde a promoção do relacionamento próximo entre vendedores, compradores e turistas, o fortalecimento da conexão social já promovida no comércio e a criação de conexões e lembranças para os estudantes e pedestres resumem-se na intenção de transmitir o bem estar a todos os usuários.



A rua foi escolhida para receber esta intervenção, partindo do grande fluxos de pessoas que esta rua já recebe e por estar em um bairro onde há forte presença de residências e de comércio.
Apesar disto, o fluxo de veículos é baixo e a velocidade destes é reduzida. E há nesta rua edifícios importantes, na linha comercial, educacional, de eventos e arte.
O aspecto histórico do bairro é então interpretado pelo caráter comercial oferecido pelo bairro e utiliza-se da união desses aspectos do bairro para definir o conceito projetual da Rua. Neste, destaca-se pontos principais, utilizados conceitualmente neste projeto:

 A promoção do relacionamento próximo entre vendedores e compradores, compradores e compradores e turistas da cidade de Curitiba.
 O fortalecimento da conexão social já promovida pelo comércio de maneira geral e também no bairro.
 A criação de conexões e lembranças para os estudantes e todos os usuários, através dos momentos em estado de fluxo.
 A interação social que a compra e a comida promovem.

Por fim, o conceito escolhido gira em torno do comércio como promoção de relações interpessoais.
Woonerf_Alameda Dom Pedro II
Published:

Woonerf_Alameda Dom Pedro II

Published: